TEL: (31)3031-1102


Como planejar seu casamento?

Como planejar seu casamento?

O grande macete para ter o casamento perfeito é a organização, assim você ganha tempo para realizar tudo e um pouco mais! Montamos uma agenda para você chegar lá com muita tranqüilidade. noiva pngAh! Se você decidiu se casar com menos tempo de antecedência do que define a lista, você terá que adaptar a agenda com o tempo e resolver o que ficou para trás. Em todos texto há vários links que levarão você a informações complementares sobre determinados assuntos. Confira!

12 meses antes

- A primeira coisa é a data do casamento, cuidado com os feriados e datas como copa do mundo, etc. Reserve a igreja, se for casar no religioso, defina como vai ser a recepção e visite algumas locais, anote as informações e o nome das pessoas com quem falou, ficará mais fácil quando retomar ao assunto.

- Marque uma reunião com seus pais e seus futuros sogros para discutirem o que será feito, quanto pretendem gastar, quem irá pagar o que e as formalidades do evento. Chegar a um acordo significa evitar decepções e brigas futuras.

- Hoje é muito comum os casais criarem sites para este evento que é o mais importante na vida dos dois, lá todos seus amigos poderão ver suas fotos, localização do casamento, lista de presentes, história do casal e muito mais, caso tenham interesse a ronde criação de sites BH www.ronde.com.br tem vários estilos de sites que combinam com a personalidade do casal e com preços excelentes.

- Comece a listar os convidados. Aos poucos, confirme endereços e telefones, necessários na hora de distribuir os convites.

- Comece a preparar seu enxoval. Parece conselho antigo, mas ninguém gosta de começar uma vida nova com lençóis, toalhas e camisolas velhos. Veja também o que será necessário em termos de eletrodomésticos e mobiliário.

- Decida onde vocês vão morar e, se for necessário, comece a procurar um lugar ou a fazer reformas.

10 a 8 meses antes

- É hora de uma das melhores partes, pesquise em revistas e aqui na Laura K Noivas, o modelo de seu vestido, decida se vai comprar ou alugar, que a Laura vai cuidar disso. Não se esqueça que o modelo deve se adequar ao horário da cerimônia e ao seu tipo de corpo.

- Comece a visitar as empresas ou profissionais: fotógrafos, músicos, confeitarias e boleiras, floriculturas e decoradores para conhecer o trabalho de cada um e fazer orçamentos.

- Decida onde será a lua-de-mel. Pesquise alguns destinos, confiram os preços e o que será necessário providenciar, passaporte, vistos e etc… Se possível façam as reservas.

- Faça um check-up completo e os exames pré-nupciais. É recomendável visitar seu dentista.

- Defina o local da festa e o que vai servir.

8 a 6 meses antes

- Finalize a Lista de convidados, veja se não há nomes repetidos, se a grafia dos nomes e os endereços estão corretos.

- Convide os padrinhos e madrinhas do religioso e do civil, as daminhas e os pajens (se você não puder arcar com as despesas dos trajes, lembre-se de deixar isso claro para que os pais das crianças possam aceitar ou não o convite) Decida como deve ser a roupa das madrinhas, elas vão querer saber o que usar é bom você ter a resposta. Faça o convite pessoalmente.

- Defina o cardápio da festa. Marque uma reunião com o maitre ou gerente do buffet e uma com o cerimonial (se você optou por este serviço). Com ambos discuta todos os detalhes (no caso do buffet, o cardápio) e suas dúvidas.

- Defina a decoração da igreja e da festa. Não se esqueça de checar quais são as flores da época, que geralmente saem mais baratas porque são mais fáceis de conseguir e estão mais bonitas. Aproveite e encomende seu Buquê e das daminhas (se for usar).

6 a 4 meses antes

- Confirme a lua-de-mel e prepare a papelada necessária.

- É o momento certo para fazer os convites e se forem usar, os cartões de agradecimento de presentes. Tente fazer tudo na mesma empresa para conseguir negociar descontos. Se for usar o serviço de um calígrafo contrate agora também. Elabore um mapa com a localização da igreja e da recepção para convidados de fora.

- Entre em contato com bandas, corais e DJs que toquem em casamentos e já feche contrato com eles para a igreja e para a festa. Não se esqueça de discutir com eles seu estilo musical.

- Se for utilizar o serviço de cerimonial (extremamente recomendável) procure visitar alguns profissionais e defina quem será o “Anjo da Guarda” do seu grande dia.

- Comece a montar uma lista de presentes. Não se esqueça de verificar em quais lojas é possível deixar uma lista pronta para ser indicada aos convidados.

- Contrate os serviços de foto e vídeo. Deve ser levado em consideração não só o valor pago mais também a qualidade e o atendimento do profissional. Lembre-se: “O que é bom para seu vizinho pode não agradar você”, por isso pesquise e verifique pessoalmente o trabalho de cada profissional.

- Escolha como será o bolo de seu casamento e os docinhos e contrate.

- Se o seu vestido for feito sob medida, é hora de começar as provas. Verifique as datas marcadas por seu estilista ou Maison. Aproveite e escolha também os sapatos.

- Se o casal não usar aliança durante o noivado, é o momento do noivo comprá-las e gravar os nomes.

3 a 2 meses antes

- Vocês (os noivos) devem providenciar toda a documentação para o casamento civil e marque a data no cartório.

- Definir roupas do noivo, padrinhos, damas e pajens. Uma boa opção para o vestido das damas é a locação ou primeira locação.

- Escolha e compre as lembrancinhas.

- Faça as listas de presentes em, pelo menos, duas lojas da sua cidade, assim seus convidados terão mais alternativas. Não esqueça de incluir peças do gosto do noivo.

- Combine com o bufê o dia de provar a comida. Faça isso logo, para dar tempo de consertar se alguma coisa não sair como você imaginava.

- Converse com os músicos sobre a escolha das músicas e o repertório tanto para festa como para a igreja.

- Encontre o florista para acertar os detalhes da decoração.

- Veja como você vai querer o seu buquê e acerte os detalhes com quem vai fazê-lo.

- Se for alugar um carro para ir ao casamento, está mais do que na hora de pesquisar preços e fazer uma reserva.

- Se for usar seguranças e manobristas, pesquise os preços e já feche contrato com alguma empresa.

- Comece a pensar no Cabelo e na Maquiagem para o dia. Viste algumas empresas e converse com os profissionais, defina se vai usar alguma coisa na cabeça, como uma coroa, flores ou tiara.

- Se possível faça o “Dia da Noiva” este serviço oferecido por alguns Cabeleireiros e Centros de Estética proporcionam além de todos os tratamentos faciais e corporais necessários, momentos de tranqüilidade antes do seu Casamento. Alguns ainda oferecem o “Dia do Noivo”.

- Envie os convites para os convidados de outras cidades e entregue pessoalmente os convites para padrinhos, pais de daminhas e pajens.

- Verifique os toaletes, se será necessário providenciar toalhas e sabonetes, o cerimonial ajudará você.

- Faça a reserva da Noite de Núpcias.

- Lembre-se e compre um presente para a pessoa mais importante do seu casamento, o “seu noivo”, afinal ele será seu “futuro marido”. Essa dica vale para o noivo também.

1 mês antes do casamento

- Distribua o restante dos convites. Verifique se não esqueceu de ninguém na lista de convidados. Entre um mês e meio e quinze dias do casamento todos devem ter sido entregues. Recebendo com muita antecedência, os convidados podem esquecer da data.

- Se necessário, converse com o maitrê ou gerente do buffet e acerte os detalhes finais da recepção e a disposição dos lugares. Você também pode rever a seleção de músicas com o grupo ou banda contratada.

- Compre a faca que irá cortar o bolo ou verifique se a do bufê é adequada.

- Combine os detalhes e marque as datas dos chás de bar e/ou de panela com os amigos que vão organizá-los. O ideal é que aconteça uns quinze dias antes do casamento.

- Faça a prova de cabelo e maquiagem. Se você for mudar a cor dos cabelos, fazer reflexos ou permanentes, este é o momento! Não deixe para mais tarde, quando não há tempo de corrigir possíveis falhas.

- Marque um ensaio da cerimônia com seu Cerimonial. Se necessário faça uma reunião para verificar se está tudo certo.

- Marque as datas dos chás de bar e/ou de panela.

- Marque uma reunião com o pessoal da decoração e confirme a posição dos arranjos e outros detalhes.

- Confirme todos os horários que marcou: cabeleireiro, dia da noiva e possíveis reuniões.

- Separe numa pasta todos os cartões que acompanham os presentes, anotando atrás o que ganhou para poder enviar os agradecimentos.

- Compre uma lingerie para o dia do casamento e para a lua-de-mel.

15 dias antes do casamento

- Confirme as reservas da viagem, hotel, passagens e comece a fazer as malas.

- Faça a última prova de vestido.

- Cheque a mudança de nome nos documentos.

- Marque uma reunião com seu Cerimonial (se dispor desse serviço) e acerte os detalhes pendentes, verifique os nomes dos convidados que não responderam o convite (isso será útil para o maitrê). Confira os acessórios que for usar no dia (meias extras, alfinetes de segurança, jóias ou bijuterias).

- Aproveite ao máximo o chá-de-cozinha ou chá-bar. Divirta-se.

7 dias antes do casamento

- Alimente-se bem e prepare-se para o resto da semana. Uma boa dica é fazer um tratamento completo de pele e cabelos, com tudo a que tem direito; além de reservar um tempo para ficar com sua família. Aproveite para marcar os últimos detalhes para o Dia da Noiva.

- Junto com seu Cerimonial, averigúe todos os detalhes e serviços contratados.

- Se for definir quem senta em cada mesa, mande o plano de mesas para o bufê ou passe para seu Cerimonial.

- Monte um kit de emergência e deixe com alguém cuidadoso ou seu Cerimonial para levar no dia do casamento. Coloque: pó, batom, 2 pares de meias, lenços de papel, linha, agulha, alfinetes, band-aid, um analgésico e qualquer remédio que você costume tomar.

- Separe os objetos que irá usar no dia do casamento e guarde-os em algum lugar da casa. Se for usar outros sapatos ou acessórios na festa, deixe-os separados e mande-os junto com as lembrancinhas ou entregue para seu Cerimonial.

- Lembre seu noivo de organizar o dia dele do casamento. O que vai fazer, com quem estará, quem irá ajudá-lo a se vestir e quem vai levá-lo à cerimônia.

1 dia antes do casamento

- Tenha certeza de que tudo está resolvido, principalmente quanto à cerimônia, posições, entradas, juramentos e alianças. Peça ao seu Cerimonial ou a algum amigo confiável para levar seu vestido, véu e buquê para o local aonde você vai se trocar (caso a loja não faça esse serviço).

- Arranje um tempo para encontrar seu noivo e dê o presente.

- Relaxe e procure dormir cedo.

- Cuidado com a alimentação e relaxe! Tenha uma ótima noite de sono.

No dia de seu casamento

- Descanse bastante e coma só coisas leves.

- Aproveite os benefícios do seu Dia da Noiva (se utilizar este serviço) ou faça a mão, a maquiagem e o cabelo.

- Tente se arrumar com calma, relaxar e, principalmente, aproveitar. As coisas foram tão bem planejadas que não têm como não sair tudo perfeito.

Boa Sorte.

Adaptado de sitedanoiva.com.br

Comments are closed.